Esportes na terceira idade: Por que os exercícios físicos são importantes para a saúde dos idosos?

Uma pesquisa publicada recentemente no British Journal of Sports Medicine, acompanhou, por 12 anos, 5700 noruegueses com idades entre 68 e 77 anos, avaliando o nível de atividades físicas que praticavam. A conclusão foi que os idosos que praticavam cerca de três horas de exercícios por semana (aproximadamente 30 minutos por dia, por seis dias) viveram em média cinco anos a mais que os sedentários. Segundo esse estudo, praticar esportes na terceira idade com regularidade aumenta em 40% a expectativa de vida.

Embora seja ideal que os bons hábitos de vida sejam construídos desde a infância, nunca é tarde para se ter uma rotina mais saudável, com alimentação equilibrada e a prática de esportes ou outras atividades físicas.

Por volta dos 30 anos, o corpo humano começa a sentir os primeiros efeitos da idade, com perda da massa muscular e a tendência do aumento do percentual de gordura. Passados mais 30 anos, os sinais do tempo são ainda mais visíveis, como diminuição da força física, da agilidade dos movimentos e da flexibilidade do corpo. Os ossos perdem massa, as articulações ficam mais frágeis, e a capacidade dos sistemas respiratório e cardiovascular diminui.

O sedentarismo acelera esse processo de perdas e aumenta o risco de acidentes e lesões, que podem ser graves na terceira idade. Porém, a boa notícia é que – se há perda de 5% da capacidade física a cada dez anos, com a prática de atividades físicas regularmente, é possível recuperar 10% dessa perda.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios à população idosa, entre eles, destacamos: 

– diminuição do risco cardíaco;

– melhora da capacidade cardiorrespiratória;

– menor risco de desenvolver diabetes;

– menor risco de sofrer acidente vascular cerebral.

– previne problemas articulares, como artrite e artrose;

– fortalece a musculatura;

– aumenta a densidade óssea;

– melhora a coordenação motora;

– ajuda no equilíbrio e na noção de lateralidade;

– aumenta a velocidade dos reflexos;

– diminui o risco de doenças degenerativas;

– auxilia na digestão;

– diminui o estresse e o risco de depressão;

– melhora a qualidade do sono.

Além de agir diretamente sobre o funcionamento do organismo, contribuindo com a melhora a dos sistemas fisiológicos, há, ainda, os ganhos em independência, bem-estar e qualidade de vida. Afinal, o exercício físico é capaz de dar mais autonomia sobre os próprios movimentos, permitindo que os idosos desempenhem mais facilmente as atividades diárias. Tudo isso somado aos ganhos sociais.

A prática esportiva também contribui positivamente com o fator psicológico de pessoas da terceira idade, tirando a sensação de ociosidade, muito comum após a aposentadoria e com a saída dos filhos de casa, e devolvendo a alegria em estar junto de outras pessoas, desafiando e vencendo os próprios limites.

A ELASE oferece aulas e atividades – como natação, hidroginástica, ioga, tênis, squash, musculação etc. – para pessoas de todas as idades, inclusive para a terceira idade. Nossa equipe conta com profissionais experientes e prontos para propor o treinamento ideal, individualizado, para que você se sinta na melhor idade.

Informe-se sobre as atividades na secretaria!