Conheça cinco razões para jogar pádel e saiba onde praticar esse esporte em Florianópolis

O pádel é um jogo disputado em duplas. Embora seja um esporte de raquetes e utilize bolinhas de tênis, apresenta inúmeras diferenças com o tênis.

Começando pelas próprias raquetes, que, combinadas com a quadra fazem do jogo mais rápido e dinâmico, exigindo ainda mais atenção dos participantes, pois as paredes fazem parte do jogo, interferindo na trajetória e na velocidade da bola. A quadra tem 20 metros de comprimento por 10 metros de largura e o piso pode ser de cimento ou de grama (sintética, geralmente). Além disso, tem paredes nos fundos e partes laterais (de cimento, vidro temperado).

Trata-se de um esporte que exige atenção, agilidade, raciocínio e movimentos rápidos, pois a bolinha praticamente não para. Apesar disso, é indicado também para pessoas que nunca praticaram esportes de raquetes. Quem pratica pádel destaca, ainda, o quanto o esporte é divertido e amigável, mesmo quando disputado em competições.

 

QUER JOGAR PÁDEL EM FLORIANÓPOLIS? VENHA PARA A ELASE!

Se você deseja praticar esse esporte que melhora a coordenação motora; contribui para melhorar o reflexo e a elasticidade; queima calorias; ajuda a tonificar os músculos; e ainda desenvolve noções de espacialidade e a inteligência, informe-se na secretaria na ELASE.

As aulas são oferecidas de segunda-feira a sábado, pelo professor Maicon. 

 

VÍDEO: Maicon Borges, professor de Pádel da ELASE fala mais sobre o esporte e as aulas. Confira!

 

HISTÓRIA DO ESPORTE

O pádel tem suas origens no fim do século 14, nos navios ingleses, quando marinheiros utilizavam remos como raquetes (paddle, em inglês, significa “remo”) para rebater bolinhas de tênis em uma quadra improvisada, protegida por telas.

Por isso, por muitos anos, o esporte foi conhecido como “tênis de alto mar”. Em 1924, o esporte passou a ser jogado em terra firme, mas ainda muito ligado ao tênis – tanto que era chamado de paddle tennis. Em 1969, foi construída a primeira quadra oficial de pádel, em um hotel em Acapulco, no México, e somente em meados dos anos 1970 que o jogo passou a ter regras próprias bem definidas.

Mesmo sendo um esporte novo, o esporte rapidamente ganhou adeptos na Europa, principalmente na Espanha e em Portugal, no México e chegou à América do Sul, nos anos 1980, pela Argentina – onde é o segundo esporte mais popular, perdendo apenas para o futebol – e outros países como Chile, Uruguai e Brasil, e vem ganhando mais adeptos a cada ano.

 

POR QUE PRATICAR PÁDEL? CONHEÇA ALGUNS BENEFÍCIOS DO ESPORTE

Por ser um exercício físico aeróbico, o pádel queima até 1.000 calorias por partida – cada partida dura cerca e uma hora e meia – e melhora a capacidade cardiorrespiratória, e, por consequência, reduz o risco cardíaco e o risco de acidente vascular cerebral.

Outras cinco razões para se praticar pádel:

#1 Trabalha o corpo de maneira global, dando mais força, melhorando a coordenação motora e dando mais agilidade

#2 Reduz o estresse e aumenta o bem-estar

#3 Tonifica os músculos e fortalece as articulações

#4 Aumenta a autoestima à medida em que se superam as metas

#5 O trabalho em dupla melhora a sociabilidade e pode ser muito divertido

 

Venha para a Elase! Torne-se nosso associado!

 

pádel